terça-feira, 12 de junho de 2012

Expedição ao Rio Urubu em Presidente Figueiredo/AM - 07/06/12

O Rio Urubu é um afluente do Rio Amazonas, possui águas escuras na sombra e vermelhas ao sol e é considerado pelos colegas de canoagem como um dos rios mais belo de PresidenteFigueiredo/AM.

A oportunidade de conhecer o Rio Urubu surgiu quando eu procurava na internet informações sobre a Cachoeira do Boto em Balbina e acabei encontrando o site do Clube de Canoagem Maria Aguiar – CCMA, o clube é formado por um grupo de amigos que explora os rios no entorno da cidade de Manaus/AM. No site conheci o Flavio que me tirou todas as duvidas para que eu pudesse participar da próxima aventura.
   
Partimos de Manaus/AM as 8:00 hs, levamos cerca de 1 hora para chegar a ponte do km 98 da BR 174 que passa por cima do Rio Urubu.  

Tivemos o apoio logístico de dois amigos, e somente eu e mais outros dois amigos seguimos de kaíke pelo Rio Urubu. 





A ideia inicial era encontramos a Cachoeira Pedra da Lua Branca infelizmente nos não a encontramos. Durante o percurso do Rio Urubu os únicos sons que escutamos são os das águas e dos cantos das varias espécies de pássaros que habitam a região. Há momentos em que paramos de remar, mas não pelo cansaço e sim pela vontade de ficar escutando o som da natureza.





Apesar de ser um lugar bem isolado ainda encontramos vestígios de civilização.

  
Paredão

Após aproximadamente 2 h de percurso avistamos o Paredão Serra da Lua Branca, o que nos surpreende é que durante 2 h de remadas só vemos água e floresta e de uma forma inesperada surge uma gigantesca parede de pedra com uns 12 m de altura, escorrendo água.



Cachoeira da Mulher Nua

Após o paredão juntamos os 3 caíques para nos alimentamos, enfrentamos algumas corredeiras leves e após mais 1 h de remada fizemos outra parada para descansar.

Seguimos viagem por mais 40 minutos até chegar a Cachoeira da Mulher Nua, aqui fizemos uma para mais longa para novamente nos alimentarmos e mergulharmos um pouco na cachoeira.






Aqui o Douglas Mineiro quis radicalizar mais um pouco resolvendo descer a cachoeira de kaiake. 





Tiramos mais algumas fotos e seguimos viagem, remamos por mais 1:30 até chegamos a nossa saída.



Amarramos umas cordas nos kaiakes, pois teríamos pela frente uma caminhada de aproximadamente 1 h até sairmos da trilha.

A principio a trilha é bem difícil enfrentamos uma subida íngreme, depois a trilha fica levemente elevada e por fim fica plaina. Eu particularmente não consegui fazer a parte da subida sozinho e pedi ajuda aos companheiros.



Após 40 minutos de trilha nossos amigos do apoio logístico nos encontraram no caminho da trilha. Terminamos a trilha, arrumamos os caiaques no veiculo, no total percorremos aproximadamente cerca de   35 km de remada e mais 1,8 km de trilha.



Quando estávamos no ramal nos deparamos com uma cobra papagaio paramos para observar e tirar algumas fotos, depois seguimos para Manaus/AM.


Para quem quiser ter contato com o esporte o club aluga kaiak nos finais de semana na praia da Ponta Negra em Manaus. Contato:

Email: wrlocacoes.eak@hotmail.com

Fone: 8124-3650 / 3645-8414 / 9902-8881

Abraços e até a próxima.         
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

8 comentários :

  1. Que bom, a segunda foto fui eu que tirei!! nosso sitio fica na cachoeira da mulher nua, qualquer informação: 93309835 ou 81372839( junior baia)

    ResponderExcluir
  2. Serio Junior que vc foi a pessoa que tirou a foto para nos? Eu nao acredito como tu achou o meu blog?

    Outra coisa tu ja chegou a ir a Cachoeira da Pedra da Lua Branca? nos queriamos chegar nela mais não achamos a entrada.

    ResponderExcluir
  3. Como faço para conseguir um caiaque para acompanhar vcs.

    Yuri 9171-2746

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yuri, você pode entrar em contato com o Flavio atraves da pagina: http://www.meetup.com/ccmaguiar/

      Excluir
  4. gostaria de saber se vcs conhecem o igarapé sangai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara esse eu não conheço, mas talvez os meu amigos de caiaque conheçam.

      Excluir
  5. Eu quero pescar no rio urubu. Quanto vou gastar ? è a mesma estrada que vai pra Itacoatiara ? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Sim é a mesma estrada Ivo Junior. Procure na internet uma pousada que se chama Pousada do Rio Urubu em vila Lindoia e fale com o Sr. João Felix....é na margem do rio Urubu e tem guias muito bons como o Eloi.....diga que foi indicação de Igor. Vc vai gostar

    ResponderExcluir

Ricardo Soares


Amazonense, 32 anos, apaixonado por esporte e aventuras, criou o blog em 2011 para divulgar as experiências de viagens de um casal pela região Amazônica.

Postagens populares

Tecnologia do Blogger.