segunda-feira, 30 de julho de 2012

Marina do Davi e Passeio pelo Rio Negro/AM

No dia 29/07/2012 fomos conhecer o sitio de uma amiga que fica localizado na comunidade do açaizal no Rio Negro/AM. Como se trata de uma propriedade particular que não é aberta a visitação, esse post tem como objetivo apresentar algumas dicas de possibilidades de passeios partindo da Marina do Davi.

A Marina do Davi fica localizada no Bairro da Ponta Negra – Manaus/AM, logo após o Hotel Tropical. O local não possui uma infraestrutura adequada para o numero de pessoas que utilizam o serviço de transporte do local, além de possuir uma paisagem um pouco esquisita. Uma das grandes dificuldades por exemplo é encontrar uma vaga para estacionar os veículos.

A marina é utilizada como um terminal portuário de lanchas que fazem o transporte de passageiros para diversas comunidades próximas a Manaus, assim como um terminal de ônibus de linha.

Compartilhar:

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Cachoeira da Neblina - Presidente Figueiredo/AM

Presidente Figueiredo esta localizado a 107 km de Manaus/AM e é conhecida popularmente como Terra das Cachoeiras. Não existe oficialmente um numero exato de quantas cachoeiras existem na região, os dados variam entre 27 a 100 cachoeiras, pois algumas pessoas consideram pequenas quedas d´água como cachoeira e outras as classificam como uma simples corredeira.

Quando se fala em altura as cachoeiras variam entre 1 a 34 m, sendo que a mais alta de todas é a Cachoeira da Neblina. No entanto apesar de se a mais alta de todas as cachoeiras de Presidente Figueiredo que se tenha conhecimento, a cachoeira ainda é pouco conhecida e explorada, pois o acesso a ela é feito através de um trekking de aproximadamente 2 h em um percurso de 8 km dentro da mata fechada somente para chegar nela, ou seja, o percurso de ida e volta gera uma caminhada de 16 km aproximadamente.

No dia 07/07/2012 as 6:30 hs saímos de Manaus/AM em direção a sede do município de Presidente Figueiredo/AM, o acesso é feito pela BR 174 que como já descrita anteriormente em outros relatos encontra-se em perfeito estado de conservação.

Nossa primeira parada foi no km 107, onde fica a sede do município e o CAT – Centro de Atendimento ao Turista de Presidente Figueiredo, para pegarmos o guia Silvio Romero (92-9207-5675). Pelo que percebi nessa visita a cachoeira, não ha qualquer tipo de restrição ao local sem a presença de um guia, no entanto eu aconselho a contratação de um, pois o percurso é longo, não possui sinalização e em alguns momentos a trilha some devido à queda de algumas arvores, sendo necessário a presença de um guia experiente em selva para localiza-la novamente, sem o mesmo existe uma grande possibilidade de você se perder. Os guias cobram em média para esse roteiro o valor de R$ 100,00 para um grupo de até 10 pessoas.

Após pegarmos o guia, voltamos para o km 103 da BR-174 e seguimos pela AM-240 que liga a sede do município a usina hidrelétrica de Balbina. A cachoeira fica localizada no km 51 em uma propriedade particular e é cobrado R$ 5,00 por pessoa para adentrar no local.

Iniciamos a trilha as 9:45 hs, com um grupo formado por 8 pessoas e mais um cachorro, isso mesmo o cachorro de estimação do sitio nós acompanhou durante todo o percurso de ida e volta e logo foi adotado por todos nos como mascote dessa aventura.

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

Ricardo Soares


Amazonense, 32 anos, apaixonado por esporte e aventuras, criou o blog em 2011 para divulgar as experiências de viagens de um casal pela região Amazônica.

Postagens populares

Tecnologia do Blogger.