terça-feira, 25 de outubro de 2011

Viagem a Rio Branco/AC 22 a 23/10/11

Um dos objetivos do blog é visitar todas as capitais dos estados da Amazônia legal brasileira, a três meses atrás a Gol fez uma promoção de passagens essa foi a oportunidade perfeita para conhecer outra cidade e ao mesmo tempo outro estado amazônico.

21/10/2011

Partimos de Manaus - AM as 19:22 hs com escala em Porto Velho - RO e chegada em Rio Branco - AC as 10:22, no aeroporto tomamos um grande susto no pouso quase demos de cara nas poltronas da frente pois o piloto teve muita dificuldade em aterrissar   muitos acreanos reclamaram dizendo que a pista do aeroporto esta em péssimo estado, pegamos nossas mochila e seguimos num táxi para o hotel que custou R$ 93,00, o aeroporto é muito longe da cidade.

Ficamos hospedados na Hotel Shalon, diária de R$ 70,00 com café da manhã, o hotel é uma boa dica para quem pretende ir para a Bolívia  ou para o Peru pois a rodoviária fica quase em frente o hotel.

22/10/2011

Parque Chico Mendes

Acordamos cedo, tomamos café e pegamos algumas informações no hotel sobre o Parque Chico Mendes, para chegar ao parque pega-se qualquer ônibus que vai para o Terminal de Ônibus no centro da cidade, no terminal pega-se o ônibus 103 – Santa Maria e pede para o cobrador te avisar em que parada descer.
Chegamos as 10:00 hs, o parque é composto por um memorial ao Chico Mendes, mini zoológico, praça de alimentação, um mirante e outro atrativos infelizmente o mirante não estava liberado para visitação, a entrada é franca.
Logo no inicio do parque conecemos o memorial Chico Mendes, e aprendemos um pouco da historia de um dos grandes Nomes da historia do Acre, Chico Medes era filho de seringueiro e aprendeu a ler ao 19 anos e sempre lutou pelo direito dos seringueiros, aliais em muitos lugares que visitamos esse sempre era um dos nomes que mais ouvimos falar.

Lodo depois do memorial após uma trilha chegamos no mini zoológico onde vi pela primeira vez um gavião real enorme e muitos outros bichos como macacos, jacarés e outros pássaros.

Visitamos todos os lugares do parque, almoçamos e as 14:00 pegamos um ônibus de volta para o centro da cidade, andamos um pouco pelo centro comercial, visitamos o camelódromo e algumas lojas, logo em seguida fomos visitar a Casa Povos da Floresta que fica dentro do Parque da Maternidade, andamos bastante e não achamos esse local o que nos fez acabarmos nos arrependendo muito pois ficamos cansado.

Vou dar uma dica importante, se forem visitar os pontos turísticos de Rico Branco eu aconselho sai cedo do hotel conhecer o Parque Chico Mendes, almoçar, voltar para o hotel, tomar um banho, descansar e só sair as 16:00 hs porque nos sábados os locais de visitações so abrem nesse horário, se tivéssemos feito isso teríamos aproveitado melhor o sábado e visitado outros lugares.

Museu da Borracha

Voltamos para o centro em direção ao Museu da Borracha a entrada também é franca, aqui conhecemos um pouco mais do ciclo da borracha, a historia do Acre toda está baseada no cultivo da seringueira, o Acre consequentemente levou riquezas a cidades como Manaus e Belém, gostei muito da visita ao museu apesar de simples ele trás bastante conhecimento dos dois chicos da borracha, da forma de viver dos seringueiros, do processo de defumação da borracha e muitas outras coisas.

Foto: Autor Desconhecido

Praça da Revolução

Paramos na Praça da revolução para tomarmos um tacacá, vimos que todos que estavam tomando o tacacá estavam com um pote com um liquido e pingavam no tacacá, perguntamos da moça o que era aquilo e ela respondeu que era molho, quando pingamos descobrimos que o molho que as acrianos chamam é o nosso tucupi heheheh.

Tiramos alguma foto e fomos visitar o Memorial dos Autonomistas.

Memorial dos Autonomistas

Anexo ao Palácio Rio Branco, o memorial é excelente para os apreciadores de turismo histórico, o memorial é dedicado aos grandes revolucionários que disponibiliza um grande acervo de fotos históricas do estado, além de objetos históricos usados durante a Revolução Acriana.

Palácio Rio Branco

Ao lado do memorial fica o Palácio Rio Branco, o prédio mais bonito da cidade, fizemos uma visita interna, o palácio é muito bonito com muitos lustres e detalhes, a unica coisa que não gostei é que em momento nenhum durante a visita tivemos explicação histórica do palácio.

A visita interna não demora muito, na saída tiramos algumas fotos externas, pegamos um táxi e voltamos para o hotel serca de umas 17:30.

Pretendíamos visitar ainda nesse dia o Novo Mercado Velho, a Sociedade  Recreativa Tentamen  e a Gameleira infelizmente como disse anteriormente a caminhada no Parque da Maternidade nos fez ficarmos exaustos então decidimos ir descansar.

23/10/11

Nesse dia acordamos um pouco mais tarde pois estávamos exaustos por causa do dia anterior, tomamos café e fomos atrás de uma lan houser, infelizmente no domingo nada funciona decidimos ir até o centro e visitar alguns outros lugares, porem como disse os pontos turísticos também não funcionam nos dias de domingo.

Calçadão da Gameleira

Fizemos todas as visitas abaixo andando a pé de um lugar para o outro.

Não aconselho a visitarem o calçadão no dia de domingo na parte da manhã, pois não tem nada funcionando e infelizmente tem muitos mendigos em alguns momentos senti um certo medo pois alguns mexeram com agente, porem a arquitetura dos prédios antigos é algo muito interessante e que merece ser visitado.

Passarela Joaquim Macedo
Ir a Rio Branco e não caminhar nessa passarela é a mesma coisa que nada, durante a noite ela fica com uma iluminação muito bonita.

Novo Mercado Velho

Atravessamos a Passarela Joaquim Macedo e visitamos o Novo Mercado Velho que estava com algumas lojas funcionando tiramos algumas fotos voltamos para o outro lado da cidade e visitamos a Sociedade Recreativa Tentamen para tirarmos fotos.

Sociedade Recreativa Tentamen
Pegamos um taxi voltamos para o hotel e saímos para almoçar, na parte da tarde ficamos no hotel assistindo o jogo do flamengo na recepção do hotel, nesse momento descobrimos que nos amazonenses temos sotaque, os acrianos ficavam perguntando de onde nos éramos quando respondíamos que éramos de Manaus eles começavam rir muito e nos não entendíamos, depois eles nos explicaram que estavam rindo pq nos puxávamos muito o S no final das palavras, tipo Manaus, Urubuss e outras, logo entramos na brincadeira.
Durante a noite tomamos café na rodoviária e depois ficamos conversando até quase meia noite com o Sr. Ceará o cara ja viajou para vários lugares do Brasil, inclusive ja fez uma viagem de carro no trecho Fortaleza / Rio Branco.
24/10/11
Casarão
Acordamos cedo tomamos café e fomos conhecer o centro comercial, pegamos um ônibus e descemos no terminal visitamos algumas lojas, experimentamos algumas roupas e fizemos algumas compras, aproveitamos para conhecer outros pontos turísticos como a rua com uns prédios antigos atrás do Novo Mercado Velho.
Seguimos andando e fomos conhecer o Casarão, infelizmente acho que não tem nada nele funcionando atualmente.
Biblioteca Pública
Logo em seguida visitamos a biblioteca publica e depois seguimos em direção a Catedral Nossa Senhora de Nazaré.
Catedral Nossa Senhora de Nazaré
A catedral sem duvida é uma das mais binitas que o blog ja visitou a arquitetura é incrível, não tirei fotos internas pois tinha muitas pessoas rezando.
Voltamos para o hotel, arrumamos nossas coisas e pedimos para o pessoal do hotel conseguir o taxi mais barato e conseguiram um no valor de R$ 50,00, no voo partiu as 15:00 hs.

Resumo
Gostei muito de ter visitado o Acre, infelizmente as datas escolhida por mim não foram as melhores já que os pontos turísticos so funcionam de terça a sábado, fiz essa viagem com o intuito de conseguir mais informação pois pretendo  em breve conhecer a cidade Cuzco no Peru a cidade é ótima para servir de rota para conhecer o Peru e a Bolívia.
Se querem conhecer Rio Branco aconselho a fazerem isso no meio da semana e dois dias são o suficiente para conheceram bem a cidade.
Porém o que mais me impressionou no Acre foi a educação das pessoas, agradeço a todos que nos atenderam e nos receberam da melhor forma possível, os acrianos são um povo literalmente guerreiro, sempre lutaram pelo seu reconhecimento.
Adorei conhecer mais uma capital da Amazônia legal brasileira e mais um estado desse Brasil, termino essa postagem com uma frase de Chico Mendes.

"Se descesse um enviado dos céus e me garantisse que minha morte iria fortalecer nossa luta até que valeria a pena.

Mas a experiência nos ensina o contrário. Então eu quero viver. Ato público e enterro numeroso não salvarão a Amazônia. Quero Viver."