quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Amazônia Atlântica - Salinopolis (SALINAS) /PA

Viagem a Salinopolis (Salinas)

22/12/14

Depois de conhecermos Belém (poste anterior), partimos para conhecer uma rota de viagem bastante conhecida no norte, principalmente pelos moradores de Belém/PA, Manaus/AM e Imperatriz/MA.

Rota da Amazônia Atlântica

A rota é conhecida por possuir praias banhadas pelo Oceano Atlântico e ao mesmo tempo ter a floresta amazônica por perto. Os principais destinos são a Ilha de Mosqueiro, a Praia do Atalaia em Salinópolis, Ilha de Algodoal e praia de Ajuruteua em Bragança.

Belém / Ananindeua (18 km)

No dia 22/12/14, acordamos cedo e pegamos um táxi para o aeroporto (R$ 30,00). Chegamos as 9:30 hs e pegamos o carro que tínhamos reservado no dia 19/12/2014 quando chegamos em Belém, não demorou muito para sairmos em direção a Salinópolis/PA.

Não é difícil sair do aeroporto e chegar até a estrada BR-316 que leva até Salinópolis/PA. Seguimos viagem com muita paciência, pois é comum ter radares com 40 k/h e 60 k/h principalmente no trecho Belém / Ananindeua, pois as duas cidades são coladas uma na outra e por esse motivo tem um transito pesado.

Ananindeua / Castanhal (57 km)

Esse é o melhor trecho da estrada, pois a BR-316 é uma via duplicada. Chegando a Castanhal/PA tem que ter bastante cuidado com o transito, pois já é uma cidade de médio porte, a BR-316 passa por dentro dela sem fazer desvio algum, basta seguir direto só tomem cuidado com os radares, pois aqui vai ter bastante.

Castanhal / Santa Maria (40 km)

Saindo de Castanhal a estrada vira uma via simples, e é nesse trecho que se deve tomar muito cuidado, pois o transito de caminhões é intenso.

A estrada passa por fora de Santa Maria/PA, basta prestar atenção na rotatória para não entrar na cidade.

Santa Maria / Estrada PA-324 (9 km)

9 km após a rotatória de Santa Maria, vai ter um desvio para sair da estrada BR-316 e entrar na PA-324.

Quando entrar na estrada PA-324, vai ter uma vila com restaurantes, chegamos aqui as 12:15 hs, sendo que saímos de Belém as 10:00 hs em ponto. Almoçamos nessa vila prato feito a R$ 12,00 e seguimos viagem.

Estrada PA-324 / PA-124 (60 km)

Esse é o trecho mais tranquilo, o trafego de carros é pequeno e nos só passamos por pequenas vilas que tem bastante lombadas. Aqui basta ter atenção também na rotatória que sai da PA-324 e entra na PA-124.

PA-124 / Salinopilis (31 km)

A PA-124 é outra estrada simples e sem muito transito, entrando nela são aproximadamente 31 km até chegar a Salinopilis. No total de Belém/PA até Salinopolis/PA são aproximadamente 215 km.

Praia do Atalaia

Chegamos em Salinas (como também é chamada carinhosamente) as 13:30 hs aproximadamente, ficamos na Pousada do Sol localizada próximo a praia do atalaia. A pousada é bem simples, não tem café da manhã e pagamos R$ 85,00 pela diária para casal, considerei a mesma boa, pois da para ir até a pé para a praia.

Guardamos nossas coisas e descansamos um pouco, as 15:30 hs fomos conhecer a Praia do Atalaia. Estacionamos o carro próximo a praia e fomos a pé conhece-la, aqui acontece o fenômeno da maré, o mar sobe e desce bastante.

As 16:30 hs a água já estava subindo muito, aproveitamos para conhecer uns restaurantes para ficar no dia seguinte, tomamos um banho e ficamos na praia até umas 17:30 hs quando a maré já estava bastante alta.

Voltamos para rampa de acesso a praia, e ficamos vendo a maré subir.

23/12/14

Praia do Atalaia

Acordamos um pouco tarde, por volta das 9:00 hs, no dia anterior conversei com um garçom e ele me informou que a praia só estaria boa depois das 10:00 hs, pois antes disso a maré ainda estaria alta. Nós arrumamos e as 10:00 hs saímos da pousada para tomar um café da manhã, na rua principal do Atalaia, tem vários restaurantes que vendem café da manhã, eu gastei em media R$ 12,00 nos dias que fiquei por lá.

Após o café, fomos para a praia do atalaia, deixamos o carro no estacionamento da rua principal e fomos a pé. Ficamos no restaurante Princesa do Mar, os restaurantes disponibilizam guarda sol com cadeiras e mesas, você só paga o que consumir mais os 10% do garçom que é justo pois os restaurantes ficam longe das barracas.

As 11:00 hs a maré já havia descido muito formando uma grande praia, eu particularmente fiquei impressionado com o tamanho.

As 12:00 hs pedimos uma porção de caranguejo chamado toc toc, pense em algo gosto e trabalhoso de comer.

As 14:00 hs pedimos para almoçar pescada, que acompanha arroz, feijão, farofa e batata frita (valor 45,00 para duas pessoas), comida muito gostosa.

Praia do Farol Velho

Pagamos nossa conta e as 16:00 hs fomos conhecer outra praia, a do Farol Velho, a mesma fica do lado da praia do Atalaia e é bem fácil de achar, chegamos la muito rapio, mas a praia estava deserta e acabamos não ficando pois não sabíamos se era seguro e voltamos para apousada.

As 17:30 hs, saímos para tomar um café, mas antes resolvemos passar novamente na Praia do Farol Velho, pois eu tinha pesquisado que la era um dos melhores lugares para ver o por do sol. Para nossa surpresa quando chegamos na praia tinham bastante pessoas para ver o por do sol.

Sem duvidas o por do sol na Praia do Farol Velho é lindo.

Depois desse espetáculo da natureza, fomos tomar um café e depois fomos ver a maré subindo a noite.

Praia do Atalaia a Noite

Ficamos na rampa que da acesso a praia conversando e vendo a maré subir, por mais incrível que parece, tinha uns loucos tomando banho, depois de muita conversa voltamos para a pousada.

24/12/14

Dunas de Salinas

Acordamos tarde novamente e tomamos café da manhã no mesmo local. Após o café, fomos conhecer as Dunas de Salinas que ficam localizadas bem atrás da praia do Atalaia.

É uma subidinha curta mais bem cansativa, porém o visual de la de cima compensa o cansaço.

Lago da Coca Cola

O lago fica localizado bem próximo as dunas, infelizmente nos caminho para ele nos informaram que nessa época do ano que fomos o mesmo encontrasse seco, e nem chegamos tentar ir conhece-lo.

Orla do Maçarico

A ideia era passar a manhã no lago, fomos conhecer o outro lado da cidade, chegamos a Orla do Maçarico que também estava deserta, foi ai que percebemos que muitas das casas de Salinas são de pessoas que moram em Belém e elas só vem para a cidade em finais de semana e feriados e por isso muitos lugares ficam vazios.

Praia do Maçarico

Como já estávamos ali resolvemos conhecer a praia do Maçarico, além de o local estar deserto e entrada da praia é por uma mata e como só estávamos nós dois desistimos.

Praia da Corvina

A praia da Corvina fica no final da Orla do Maçarico, para chegar nela passamos por uma ponte que atravessa o manguezal.

Não gostamos muito da aparência da praia e a mesma também estava deserta, então decidimos voltar para a Praia do Atalaia.

Praia do Atalaia

Chegamos na praia as 12:30 hs, pedimos uma porção de camarão que estava delicioso.

Nesse dia eu coloquei o carro na praia, algo muito comum em Salinas, depois do Almoço (o mesmo do dia anterior) pegamos o carro e fomos da uma volta na praia, so assim tivemos uma verdadeira noção do tamanho gigantesco da praia.

Praia do Farol Velho

As 16:30 hs voltamos para a pousada e as 17:30 hs, saímos para ver novamente o por do sol na praia do Farol Velho.

A noite como era véspera de Natal, saímos para jantar no restaurante do hotel Prive do Atalaia e depois voltamos para a pousada.

25/12/14

Nesse dia, novamente fomos para a praia do Atalaia e depois para a praia do farol velho, considero que 3 dias são o ideal para ficar em Salinas se o lago da coca cola estiver cheio, caso o lago esteja seco, basta dois dias, no nosso caso ficamos quatro dias e meio e eu particularmente me arrependo de não ter dedicado pelo menos dois dias da viagem para conhecer a Cidade de Bragança ou Mosqueiro.

26/12/14

Acordamos cedo, fechamos a conta na pousada, tomamos um café e voltamos para Belém, entregamos o carro para a locadora e depois embarcamos para voltar para nossa cidade, mas já pensando em voltar para conhece Marajó, Algodoal, Cortijuba, Mosqueiro e Bragança.

Espero que tenham gostado e até a próxima.