sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Viagem ao Parque Nacional do Jaú 09/12/11

O Parque Nacional do Jaú esta localizado na Floresta Amazônica do estado do Amazonas, sendo a quarta maior reserva florestal do Brasil, possui uma área de 23.377 km2 administrado pelo ICMBio, esses são alguns dados que não dimensionam o tamanho real da beleza deste lugar.

Fonte: www.katerre.com

Fonte: Desconhecida

Já faz algum tempo que desejava conhecer o PN do Jaú, mas infelizmente com o desejo vinha a frustração, pois o parque localizava-se a cerca de 100 km da cidade de Novo Airão, onde em media é cobrado R$ 600,00 para uma voadeira com capacidade para 7 pessoas mais o guia, e nunca conseguíamos formar um grupo que topasse essa aventura.

A oportunidade veio com o convite de um amigo chamado Andre Maués que compartilhava o mesmo sentimento de desejo e frustração, dessa vez para nossa sorte o Andre conseguiu formar um grupo.
Partimos de Manaus as 5:30 hs pela rodovia Manuel Urbano, vale avisar que a rodovia ta mal conservada porem não tem buracos, o problema são os remendos deixando a pista toda desnivelada. Ao chegar no km 80 vire à direita e siga pela rodovia AM-352 que leva até a cidade Novo Airão, a condição da pista ta ótima mas a sinalização assim como da rodovia Manuel Urbano está precária.

Chegamos em Novo Airão aproximadamente as 8:00 hs, nos apresentamos, pois eu particularmente só conhecia o Andre pela internet, depois fomos tomar café da manhã.

Apos o café da manhã fomos para o barco para dar continuidade na nossa aventura, seguimos na embarcação por dentro do Arquipélago de Anavilhanas curtindo a paisagem e boa conversa de nossos novos amigos.
Praia de Pirapiema

Depois de aproximadamente duas horas de viagens de barco, chegamos ao nosso primeiro destino a Praia de Pirapiema, não tem como eu descrever em palavras a beleza desse local, pois na minha opinião essa foi praia amazônica mais bonita que já visitei, nem mesmo as fotos e vídeos podem mostrar a real beleza desse local, além de tudo o sol estava lindo, o que proporcionou belas fotos da praia.

Parque Nacional do Jaú

Ficamos na praia por uns 25 minutos, depois seguimos para o PN do Jaú, para entramos no parque precisamos da autorização do ICMBio em Manaus com no mínimo dois dias de antecedência, paga-se uma taxa diária de 5,50 por pessoa, mais uma taxa única pela embarcação, que varia de acordo com o tamanho da mesma. Tudo é pago através de boleto bancário. O trâmite pode ser todo feito através de troca de email, após o pagamento, eles enviam a autorização de entrada, onde consta os nomes completos e as identidades de todos os integrantes do barco. O mesmo deve ser apresentado no flutuante na entrada do parque.

Até o parque viajamos por 1 h, durante no percurso passamos em frente das ruínas de Velho Airão que pretendíamos visitar na volta. No caminho para o parque o tempo começou a fechar, quando chegamos no flutuante do ICMBio decidimos esperar um pouco pois estava ventando muito. Aproveitamos para comer algo, a comida tem que ser levada pois como se trata de uma reserva quase não existe civilização nesse lugar obviamente não existe restaurante.

Corredeiras do Riu Jaú

Assim que o tempo melhorou seguimos viagem, nosso guia não tinha muita noção de tempo perguntamos quanto tempo levaria para chegar nas corredeiras e ele respondeu 30 minutos, os trinta minutos dele foram 50, chagamos na corredeiras, não a que pretendíamos pois o rio ainda tava seco impossibilitando atravessar essa corredeira, o guia disse que a outra era muito mais bonita, tiramos algumas fotos, tomamos um banho e resolvemos voltar pois estava chuviscando muito, a volta demorou 45 minutos, no total foram 95 ida e volta, por esse motivo acabamos não visitando as Ruínas de Velho Airão.

Espelho D’água

Na volta para o flutuante do ICMBio, presenciamos um dos fenômenos mais bonito da Amazônia, apesar de já ter feitos algumas viagens pela região nunca tinha visto o fenômeno de espelho  d’água com tanta perfeição, as águas negras refletem com perfeição a paisagem natural, em alguns momentos fica difícil distinguir o que é reflexo e o que é real.

Voltamos para o flutuante pegamos algumas coisas que tínhamos deixado e decidimos ir direto para Novo Airão pois já era tarde e chegaríamos de noite e ainda teríamos que dirigir 180 km a noite pois muitos de nos iriam trabalhar no dia seguinte.

Chegamos em Novo Airão as 18:00 partimos as 18:30 para Manaus, não aconselho viajarem a noite, a estrada está mal sinalizada e não possui olhos de gato, em alguns momento fica pior quando tem neblina, mas como diria um amigo meu o que vale é a aventura.

Resumo

Gostei muito de ter conhecido o PN do Jaú, valeu a pena para termos noção do que realmente vale apena conhecer, só aconselho a irem ao PN do Jaú se disporem de mais de um dia e entre os meses de janeiro e fevereiro pois se tiver muito seco o barco não sobe o rio por causa das corredeira como foi no nosso caso, segundo nosso guia depois há um trilha para conhecer uma samaúma que é uma arvore gigante da região.

Porém os grandes atrativos dessa região que são as Grutas de Madadá, as Ruinas de Velho Airão e a Praia Pirapiema estão todas fora do parque, e não precisa pegar autorização do ICEMbio e nem pagar taxa para conhecer esses lugares.

Agora que conhecemos o lugar eu aconselharia para quem vai na primeira vez o seguinte roteiro:

Novo Airão / Velho Airão / Grutas de Madadá / Praia Pirapiema / Novo Airão

Dependendo do horário que sair de Novo Airão acho que é possível fazer tudo em até um dia, mas para quem gosta de acampar eu aconselharia dois dias pois vale apena.

Pretendemos voltar num futuro próximo para conhecemos novos lugares, mas o que mais me agradou na viagem foram as novas amizades feitas, agradeço a todos pelo belo dia que tivemos e espero que nos encontremos logo para uma próxima aventura.

Abraços.

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

11 comentários :

1. Poxa , que lugar lindo, amazonia é mesmo um paraiso , orgulho de ser filha dessa terra, vc foi muito dez em viver este momento maravilhoso com a natureza e ter a senssibilidade de poder compartilhar com todos essas experiencias. nota mil pro seu blog

2. Parabéns pelo blog. As fotos são maravilhosas. Estou te seguindo. Se der passa no meu http://amostragratisrecebidas-vane.blogspot.com/

3. Oi Ricardo, eu sou muito afim de fazer esse passeio também, porém tenho o mesmo empecilho do preço e a dificuldade pra formar grupo.
    Uma fez contactei a ICMBio, eles me enviaram um arquivo em PDF que descrevia todas as atrações e atividades nos lugares e realmente precisa de no mínimo 2 dias, tendo base pra acampamento e pode tentar conseguir alimentar na comunidade ribeirinha que mora na reserva.

muito show o passeio!

4. Ola Vane obrigados pelos elogios, pode ter certeza que vou visitar o seu blog.

5. E ai rafael valeu pelos elogios, po cara tu ainda tem esse arquivo em PDF, gostaria de saber o que tem mais para conhecer.

6. tenho sim, me manda teu email que eu encaminho pra ti.

7. Passa para esse email Rafael. mr.poul@hotmail.com

Valeu

8. Achei o seu blog muito interessante!
    Estou seguindo :)

9. Olá, estou amando o seu blog, tenho muita vontade de conhecer varios estados amazonicos e o seu blog da dicas maravilhosas. Gostaria de saber com qual operadora vc fechou esse passeio pelo parque. Obrigada!

10. Ola Miriam, não fechamos com agencia, fechamos diretamente com o barqueiro para sair mais barato.

11. Olá.
    Estou indo conhecer o PN Jaú entre os dias 22 e 24 de junho de 2017. Já contactei o guia Reco e pelo pacote de 02 noites e 03 dias ele tá cobrando R$ 1.500,00( a ser dividido pelo grupo). Nesse pacote nós iremos conhecer:
    1. O arquipélago de anavilhanas;
    2. As grutas Madadá;
    3. O parque nacional do Jaú ( passaremos 02 noites lá ).

Quem tiver interesse de entrar nessa pode entrar em contato com o guia Reco no telefone acima ou pode ligar para mim: Claudionor (84) 9 8800-5733.

Ricardo Soares

Amazonense, 32 anos, apaixonado por esporte e aventuras, criou o blog em 2011 para divulgar as experiências de viagens de um casal pela região Amazônica.