segunda-feira, 9 de julho de 2012

Cachoeira da Neblina - Presidente Figueiredo/AM

Presidente Figueiredo esta localizado a 107 km de Manaus/AM e é conhecida popularmente como Terra das Cachoeiras. Não existe oficialmente um numero exato de quantas cachoeiras existem na região, os dados variam entre 27 a 100 cachoeiras, pois algumas pessoas consideram pequenas quedas d´água como cachoeira e outras as classificam como uma simples corredeira.

Quando se fala em altura as cachoeiras variam entre 1 a 34 m, sendo que a mais alta de todas é a Cachoeira da Neblina. No entanto apesar de se a mais alta de todas as cachoeiras de Presidente Figueiredo que se tenha conhecimento, a cachoeira ainda é pouco conhecida e explorada, pois o acesso a ela é feito através de um trekking de aproximadamente 2 h em um percurso de 8 km dentro da mata fechada somente para chegar nela, ou seja, o percurso de ida e volta gera uma caminhada de 16 km aproximadamente.

No dia 07/07/2012 as 6:30 hs saímos de Manaus/AM em direção a sede do município de Presidente Figueiredo/AM, o acesso é feito pela BR 174 que como já descrita anteriormente em outros relatos encontra-se em perfeito estado de conservação.

Nossa primeira parada foi no km 107, onde fica a sede do município e o CAT – Centro de Atendimento ao Turista de Presidente Figueiredo, para pegarmos o guia Silvio Romero (92-9207-5675). Pelo que percebi nessa visita a cachoeira, não ha qualquer tipo de restrição ao local sem a presença de um guia, no entanto eu aconselho a contratação de um, pois o percurso é longo, não possui sinalização e em alguns momentos a trilha some devido à queda de algumas arvores, sendo necessário a presença de um guia experiente em selva para localiza-la novamente, sem o mesmo existe uma grande possibilidade de você se perder. Os guias cobram em média para esse roteiro o valor de R$ 100,00 para um grupo de até 10 pessoas.

Após pegarmos o guia, voltamos para o km 103 da BR-174 e seguimos pela AM-240 que liga a sede do município a usina hidrelétrica de Balbina. A cachoeira fica localizada no km 51 em uma propriedade particular e é cobrado R$ 5,00 por pessoa para adentrar no local.

Iniciamos a trilha as 9:45 hs, com um grupo formado por 8 pessoas e mais um cachorro, isso mesmo o cachorro de estimação do sitio nós acompanhou durante todo o percurso de ida e volta e logo foi adotado por todos nos como mascote dessa aventura.



Durante quase todo o percurso a trilha se mantém plaina e sem grandes dificuldades, é comum encontrarmos no caminho, grandes troncos de arvores que precisam ser ultrapassados com muita calma, pois podem estar escorregadios por causa da umidade da floresta.



Apesar de estarmos em uma mata fechada dificilmente encontramos a presença de animais durante o percurso, e em alguns momentos somente os olhos experientes do guia conseguem enxergar a fauna local.


Aproximadamente as 10:50 hs começamos a ouvir o barulho da cachoeira, e 5 minutos depois já conseguimos enxergá-la pela parte de cima.


Nesse momento nós deparamos com o trecho mais difícil da trilha, uma descida íngreme que exige muito cuidado e paciência.


Quando temos a visão de frente da Cachoeira da Neblina temos a certeza que esta é a mais bela de todas as cachoeiras de Presidente Figueiredo e que todo o esforço realizado para chegar até ali valeu apena. O pensamento que logo me veio em mente assim que a vi foi o de que pela foto ela não parecia tão grande.


Logo a Cachoeira da Neblina justifica o seu nome, devido à altura e o seu grande volume de água, a cachoeira lança gostas pelo ar, gerando uma espécie de fumaça de água que da uma aparência de neblina. Por esse motivo muitas fotos que tirei ficaram embaçadas, pois a lente da maquina fotográfica constantemente fica molhada.

Não demoramos muito e logo mergulhamos para nós refrescar do calor proporcionado pela umidade da floresta.



Considerei o local bem seguro com alguns locais rasos e fundos e com uma correnteza forte somente próxima a queda da cachoeira. Para os mais corajosos é perfeitamente possível chegar próximo à cachoeira pelas laterais.



Outra experiência fascinante é ficar atrás da cachoeira recebendo um verdadeiro banho de água gelada para lavar a alma e tirar todo o estresse gerado pela rotina.



Ficamos no local por 2 h, é necessário levar alimentação, pois o local é extremamente isolado. As 14:00 hs começamos o percurso de volta e demos uma ultima olhada naquela bela cachoeira.
  

Aproximadamente as 15:00 hs terminamos a trilha e nós despedimos dos grandes amigos, pois aqui alguns seguiram caminhos diferentes.


Obrigado a todos que participaram dessa aventura que a muito tempo eu particularmente sonhava em realizar. Abraços e espero sinceramente que não demore tanto para nós encontrarmos novamente para uma próxima aventura.  
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

8 comentários :

  1. Ricardo vamos saltar de paraquedas a coragem aparece na hora. Ohh eu quero ir nessas aventuras, eu ainda nao conheço essa cachoeira da neblina. Parabens seu blog tah com muitas dicas preciosas para nossos aventureiros de plantão.

    ResponderExcluir
  2. KKKKK, estou estudando essa possibilidade, mostrei as fotos do teu blog para minha namorada e ela ta querendo muito saltar, estamos estudando as possibilidades.

    ResponderExcluir
  3. Sobre as roupas cmufladas: eu já comprei várias: camisas, agasalhos, blusinhas, shorts; é uma graça, e tabmém tem roupinhas pras crianças. Se você for lá vai ter muitas opções.

    ResponderExcluir
  4. show de bola ,, as fotos, e os detalhes da missão ,, pergunto ,pretendo ir neste mes de setembro , eu posso ir sem o guia?

    ResponderExcluir
  5. Leandro obrigado pelos elogios, bom cara eu aconselho a vc a contratar um guia.

    Procura forma um grupo que sai mais barato.

    ResponderExcluir
  6. ola Ricardo, e Silvio Romero, gostaria de convida a vc vi conhecer a nossa APA Caverna do Maruaga se lhe interessa entre em contato, (92)992075675.

    ResponderExcluir
  7. Sensacional seu Blog. Peço licença para compartilhar no Grupo Turismo e Meio Ambiente este atrativo de beleza singular, aprazível e ao mesmo tempo convidativo. Grata!

    ResponderExcluir

Ricardo Soares


Amazonense, 32 anos, apaixonado por esporte e aventuras, criou o blog em 2011 para divulgar as experiências de viagens de um casal pela região Amazônica.

Postagens populares

Tecnologia do Blogger.