sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Viagem a Alter do Chão/PA 03 a 06/09/11

Alter do Chão, O Caribe de Água Doce

3/09/11

Conforme postagem anterior (Santarém 03/09/11) chegamos em Alter do Chão as 16:00 descemos do ônibus em uma parada próximo a pousada que ficariamos, fizemos o chekin out e guardamos nossas coisas.

Ficamos na pousada Águas Lindas, diária para casal de R$ 110,00 com café da manhã, em Alter do Chão existem pousadas de vários preços cheguei a encontra de R$ 90,00 com café da manhã para casal porem não tinham mais vagas, ficamos na pousada Águas Lindas pois já tinha pesquisado em 6 pousadas no mês de maio e nenhuma tinha vaga para o feriado de 7 de setembro e só conseguimos essa vaga da pousada pois havia acontecido uma desistência.

Por do Sol na Ponta do Cururu

A Silvia ficou na pousada enquanto fui comprar água e me informar sobre passeios. Na orla da cidade existem vários barqueiros que fazem esses serviços turísticos, perguntei sobre alguns para serem feitos ainda naquele dia e me falaram do passeio para ver o por do sol da Ponta do Cururu, valor do passeio era de R$ 60,00 durante 1:30 hs podiam ir até 6 pessoas. Comprei a água e voltei para a pousada, colocamos roupa de banho e seguimos para a orla para fazer o passeio, mas não encontrei mais o barqueiro que tinha me passado as informações, vi vários barcos a motor na Ilha do Amor e resolvemos ir até la para ver se conseguíamos encontrar o barqueiro.

A travessia para a ilha do amor é feita através de pequenos barcos pelo valor de R$ 3,00. Na ilha seguimos em direção aos barcos motorizados, procurei o barqueiro que tinha me passado as informações mas não encontrei, foi ai que conheci o Sr. Rômulo que possuía um barco menor, ele só fazia passeios com casal por esse motivo cobrava mais barato. Perguntei por quanto ele levaria agente para ver o por do sol na Ponta do Cururu e ele disse que por R$ 40,00 fazia, então resolvemos ir.

Em 10 minutos chegamos a Ponta do Cururu, já eram aproximadamente umas 5:30 hs infelizmente o céu não estava tão limpo mas mesmo assim o por do sol foi algo muito lindo e ainda conseguimos ver vários botos tucuxi.

Saímos de volta a cidade chegamos as 7:30 aproximadamente, combinamos com o Sr. Rômulo de fazer outro passeio na manhã seguinte e seguimos para a pousada para nos arrumamos e sairmos para comer algo.

Sanduíche de Piracuí

Tomamos banho, nos arrumamos e as 8:30 saímos atrás de comer um sanduíche de Piracuí no lanche XBOM indicado pelo Sr. Rômulo. O Sanduíche X-Piracuí é uma mistura de pão, queijo, verdura e um hambúrguer de peixe, R$ 6,00 cada. Demorou um pouco mas valeu a pena esperar, comemos, pagamos a conta e voltamos para a pousada para descansar para o dia seguinte.

04/09/11

Morro da Piroca

Acordamos cedo, tomamos café da manhã, as 7:30 hs nos encontramos com Sr. Rômulo combinamos no dia anterior para ele nos levar de barco até o inicio da trilha do Morro da Piroca por R$ 10,00. As 7:50 começamos a fazer a trilha.

A trilha é muito tranqüila só na subida do morro que é mais difícil, fomos de sandálias mas aconselho a irem de tênis e levarem muita água.

Demoramos cerca de 45 minutos para chegar ao topo, estávamos exaustos porem todo o esforço foi compensado com o belo visual.

A descida é uma maravilha em comparação a subida mas tem que ter muito cuidado para não escorregar, tínhamos combinado com o Sr. Rômulo para ele nos buscar as 10:00 hs, assim que saímos da trilha ele já estava nos esperando para outro passeio.

Lago Verde

Entramos no barco e seguimos em direção ao Lago Verde, achava que Lago Verde era um nome só figurativo mas o lago realmente possui uma coloroção esverdeada muito forte.

A primeira parada é num hotel de selva para vermos uma arquitetura bem diferente, uma casa de 3 andares cortado por uma arvore que passa bem no meio dela, achei isso incrível.

A segunda parada no passeio foi nas malocas cenográficas onde foram feito as filmagens do filme Tainá Uma Aventura na Amazônia, infelizmente uma semana antes tocaram fogo nas malocas, e já foi comprovado que o incêndio foi criminoso, o pessoal da vila estão organizando um mutirão para reconstruírem as malocas que é um ponto turístico muito visitado.

A terceira parada é em outro local que fizeram as filmagens do filme, desta vez é numa casa onde ficava um personagem cientista do filme, o local ainda ta um pouco preservado.

A quarta e ultima parada é num banco de areia que fica quase no meio do lago, paramos para tomar banho pois o calor estava muito forte, depois seguimos para a Ilha do Amor o Sr. Rômulo parou em frente a ilha para tiramos fotos.

O passeio para o Lago Verde custou 40,00 e durou coisa de quase 2 h, vale apena fazer este passeio.

Ilha do Amor

Acertamos outro passeio para o dia seguinte com o Sr. Rômulo e ficamos na ilha do amor para almoçar e aproveitar o resto do dia.

Pedimos um tambaqui assado para duas pessoas no valor de R$ 30,00, aqui vou dar a dica que talvez seja a mais importante de todas, os atendimentos nos restaurantes de Alter do Chão são muito lentos, então tem que ter muita paciência e ser esperto se você que almoçar as 13:30 tem que pedir o almoço as 12:30, nunca deixe para pedir somente na hora que sentir fome. O almoço nesse dia demorou cerca de 1:30 para ficar pronto.

Almoçamos, descansamos e formos atrás de um brinquedo chamado Banana boat que custa R$ 5,00 por pessoa, esperamos secar de 30 minutos pois tinha uma fila de enorme de espera, vale apena esperar pois esse brinquedo é muito divertido.

Depois do brinquedo caminhamos para o lado mais deserto da ilha. pedimos uma porção de camarão ficamos descansando, as 17:30 decidimos voltar para a pousada.

A noite saímos para tomar café na praça da vila e assistir as apresentações de carimbo.

05/09/11

Praia Ponta de Pedras

Combinamos com o Sr. Rômulo para ele nos levar a praia Ponta de Pedras, temos que sair as 7:30 no maximo pois as 8:00 venta muito forte na Ponta do Cururu e fica perigoso.
A viagem dura cerca de 40 minutos com muito vento e banzeiros alto fazendo o barco pular muito, porém a viagem é muito segura.

Essa foi a praia mais bonita que conhecemos, infelizmente na segunda não era feriado para eles e muitas barracas não estavam funcionando o que gerou uma confusão pois tinha muita demanda para pouca oferta de almoço, nesse local só tinha Manauara, todo mundo que agente falava dizia que era de Manaus.

Igarapé do Tapori

As 15:00 hs quando estávamos tomando banho o Sr. Rômulo perguntou ser queríamos fazer um outro passeio num lago de água cristalina e transparente e depois ir para uma outra ponta de praia topamos na hora e seguimos em dois barco para o lago.

Em menos de dez minutos chagamos ao lago, a transparência do lago é incrível e da para ver muitos peixes pequenos.

Seguimos para uma ponta de praia onde podemos caminhar por centenas de metros dentro do rio, outro lugar lindo.

Aproximadamente as 17:30 hs estávamos de volta a Vila de Alter do Chão e nos despedimos do Sr. Rômulo pois no outro dia não faríamos mais nenhum passeio.

O passeio para Ponta de Pedra custou R$ 150,00 + R$ 30,00 para o lago de águas transparentes e a outra praia, o passeio começar as 7:15 e termina as 17:30, cheguei a pesquisa com outros barqueiros e eles cobraram R$ 200,00 somente para ir para Ponta de Pedras e não ir para o lago de água transparente.

A noite saímos para tomar café na praça, que também demorou quase 1 hora, depois fomos ver outras apresentações de carimbo na praça.

06/09/11

Vila de Alter do Chão

O dia 06 foi acordamos mais tarde, coisa de umas 08:00 hs tomamos café e saímos para conhecer melhor a vila, visitamos a orla que fica em frente a Ilha do Amor para tiramos algumas fotos.

Depois fizemos uma caminhada pela orla até chegarmos ao CAT – Centro de Atendimento ao Turista que estava abandonado, porem o local tem um visual muito bonito.

Restaurante Tribal

Decidimos almoçar no Restaurante Tribal que tem um ambiente muito agradável aqui esperamos somente 1 hora para almoçar, o almoço para duas pessoas com refrigerante e tudo mais sai por R$ 27,00.

Pagamos a conta e fomos ver artesanato na praça central para levar de lembrança, aproveitei e comprei 6 latinhas da cerveja Cerpa Gold para o meu pai e para o meu sogro experimentarem.

Ficamos o resto da tarde na praia que fica no final da orla da vila vendo o por do sol e tomamos açaí.

A noite quando estávamos voltando para a pousada não tinha energia aproveitamos para ver o desfile de fanfarra no escuro mesmo.

Voltamos para a pousada arrumamos nossas coisas pois nosso vôo iria sair as 09:00 hs do dia 07/09/11, ainda saímos para tomar café e vimos um macaco na praça, depois voltamos para de descansar para voltamos para casa.

07/09/11

Acordamos cedo, tomamos café e as 07:00 hs saímos no carro chamado pela pousada, tem que pedir o carro um dia antes, o valor da corrida até o aeroporto é de R$ 60,00 e demora cerca de 35 minutos de viagem, pegamos nosso vôo na hora certa e voltamos para casa.

Contatos

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

12 comentários :

1. ADOREI , ALTER DO CHAO É LINDO.

LUCEMI GIBSON

2. Parabéns pelo post! Vários lugares lindos que merecem ser visitados. Fui até Alter e não conheci nem a metade do que foi descrito em seu post :).
    Grato por compartilhar experiência entre os internautas.
    Forte Abraço!!

3. Oi Ricardo,
    Adorei a postagem de Alter do Chão, se Deus quiser em breve irei por lá e vou levar comigo todas as suas dicas.
    Maravilha!
    Valeu!

4. Estou indo de ferias sozinho 15 dias pelo norte, tenho acompanhado teus post, muito bom, sou de SP e irei agora dia 14 para:manaus, pres. figueiredo, novo airao, parintins, santarem e alter do chao.... parabens e obrigado. Fernando

5. Ola Aldi e Fernando, obrigado pelos comentários tenho certeza que que vcs vão adorar Alter do Chão.

6. MANAUS me decepicionou mas santarem e regiao um dos locais mas belos do país

7. Manaus tem muito que melhoar mesmo, talvez com a copa do mundo ela melhore bastante.

8. Olá Ricardo, parabéns pelo relato e pelas fotos! vai me ajudar muito pq estou indo com minha mulher no início de julho.
    Vou passar 5 dias em Manaus (talvez Pres. Figueiredo)/ 2 dias em Alter Chão (barco)/ 3 d. Belém (avião)/ 4 Marajó/ 3 d São luiz (onibus)/ 2 d Lençois.
    Estou preocupado pq talvez as praias estejam submersas.
    Vc sabe me dizer se tem atrativos nesses períodos em que o rio está cheio?
    Qqr outra dica de viagem será muito bem vinda.
    Abraço,
    Paulo Nascimento
    Curitiba

9. Ola Paulo, primeiramente obrigado pelos elogios. Bom infelizmente tu Vai Chegar em Alter do Chão no auge da cheia, mas acho que a subida da serra da piroca e o passeio do lago verde podem ser feitos, mas infelizmente não vai ter praias. Da uma olhada nas postagens de Manaus e Presidente Figueiredo.

Até Junho talvez eu faça umas duas viagem para Presidente Figueiredo, e vou colocar mais dicas de cachoeiras aqui.

Me faz um favor se tu for mesmo em Marajó me passa as dicas na volta, pretendo conhecer em breve mas é difícil encontrar informações de la.

10. Ricardo, valeu pelas informações. Pode deixar que vou registrar passeios, horários, valores, pousadas, preços e lhe envio. Se tiver alguma questão específica entre em contato.
    PS, se vieres p/ Paraná entra em contato que lhe passo umas dicas boas.
    Abração

11. Me manda uma mensagem via email.

mr.poul@hotmail.com

para trocarmos mais informações de Marajos ja fiz bastante pesquisa de la.

12. isso que é praia ,,e mais bonita do mundo..

Ricardo Soares

Amazonense, 32 anos, apaixonado por esporte e aventuras, criou o blog em 2011 para divulgar as experiências de viagens de um casal pela região Amazônica.