segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Viagem a Novo Airão/AM - Carnaval-2012

18/02/12

Novo Airão é uma pequena cidade que fica a 198 km de distancia de Manaus no estado do Amazonas. A cidade é muito conhecida pela sua principal atração turística, os botos cor de rosa, que já receberam visitas de alguns famosos como a reporte do programa Mais VC,  a apresentadora Ana Hickman e outros.

Porém ao contrario do que muitos pensam o município de Novo Airão possui muitos outros atrativos como praias, a cidade fantasma de Velho Airão, as Grutas de Madadá e o Parque Nacional do Jaú que visitamos do dia 09/12/11.

Nesta viagem nos concentramos em conhecer os pontos turísticos na cidade e seus arredores.

Partimos de Manaus as 08:00 hs do dia 19/02/12, tomamos um café da manhã regional e depois voltamos para a estrada. Paramos em alguns lugares e por esse motivo chegamos em Novo Airão as 11:30 hs.

Logo que chegamos seguimos direto para a Pousada Paraíso para pegarmos vaga já que era feriado de carnaval. A pousada é bem simples mais limpa e confortável, está localizada logo na entrada da cidade, pagamos R$ 60,00 num quarto para 4 pessoas sem café da manhã.

Centro de Atendimento ao Turista

Após guardamos nossas coisas, resolvermos ir ao CAT – Centro de Atendimento ao Turista para pegarmos informações do que conhecer, infelizmente na minha percepção o CAT não está preparado o suficiente, perguntei se tinham um folder ou mapa com os principais pontos turísticos para conhecermos, mas infelizmente não tinham.

Decidimos por conta própria irmos logo conhecer o principal ponto turístico do local, os botos cor de rosa, la descobrimos que agora não podemos mais alimentar os botos só podemos ficar observando a moça os alimentar e que eles só são alimentados a cada uma hora e que o próximo horário era somente as 14:00 hs, então decidimos ir almoçar.

Almoçamos no restaurante da Pousada Paraíso que por sinal é muito bom.

Botos Cor de Rosa

Depois do Almoço fomos visitar os botos cor de rosa no horário de 15:00 hs la pagamos R$ 10,00 por pessoa.

A experiência é incrível, conseguimos tocá-los e tirar algumas fotos, a nossa empolgação foi tanta que ficamos até o próximo horário de alimentação que era as 16:00 para tirarmos mais algumas fotos.

Pousada Bela Vista

Depois da experiência incrível voltamos resolvemos ir conhecer a Pousada Bela Vista, a pousada realmente tem uma bela vista do Rio Negro a partir do seu restaurante, tomamos um sorvete enquanto apreciávamos a paisagem.

Igreja da Matriz de Santo Ângelo

Seguimos em direção a Igreja da Matriz de Santo Ângelo para conhecermos, infelizmente ela estava fechada aproveitamos para tiramos algumas fotos da sua arquitetura externa.

Fundação Almerinda Malaquias

No final do dia seguimos para o nosso ultimo destino a Fundação Almerinda Malaquias, onde é confeccionados vários tipos de artesanatos, a fundação fica bem ao lado da Pousada Paraíso, compramos algumas lembranças para alguns amigos em Manaus.

Após as compras voltamos para a pousada para descansamos do nosso longo dia.

19/02/12

Acordamos as 8:00 hs para tomar café da manhã no restaurante da pousada, após o café tiramos algumas fotos na praça da cidade e seguimos para o porto da cidade para ver se conseguíamos ainda conhecer algumas praia apesar de o rio esta cheio.

Praia

Conversamos com um barqueiro para ele nos levar a única ponta de praia que ainda não estava coberta pelo rio, o barqueiro cobrou R$ 50,00 levar 7 pessoas a uma praia a uns 5 minutos de viagens.

Chegamos a praia as 10:00 hs e acertamos com o barqueiro para nos pegar as 12:00 hs, a praia estava pequena porém serviu para nos divertimos, ainda encontrei o guia Reco que nos velou no passeio ao Parque Nacional do Jaú.

Anavilhanas Pesque e Pague

Conforme o combinado o barqueiro nos pegou as 12:00, em seguida seguimos em direção a estrada para conhecermos o Anavilhas Pesque e Pague, o local se localiza do lado direito da pista a uns 3 km de Novo Airão

O local é um sitio bem simples e interessante, possui alguns animais além de viveiro de peixes como pirarucu e tucunaré.

Aproveitamos para almoçar uma matrinxã assada por R$ 30,00 e uma banda de tambaqui assado sem espinha por R$ 40,00 suficiente para nos sete almoçarmos.

Balneário Mato Grosso

Após o almoço seguimos na estrada em direção ao Balneário Mato Grosso direção que fica próximo ao km 20, não sei informar com precisão pois na estrada não tinha placas.

O balneário é publico e muito bom para se refrescar do calor pois possui uma água muito gelada.

As 15:00 partimos em direção a Manaus - AM.

Abraços e ate a próxima.