sábado, 8 de setembro de 2012

Viagem a Silves/AM - 05 e 06/09/12

Para nos amazonenses o feriado de 7 de setembro e como se fosse um segundo feriado de carnaval no ano, já que no dia 5 de setembro também é feriado no amazonas, pois nessa data  nos comemoramos a elevação do Amazonas a categoria de província, por coincidência nesse ano esses feriados caíram na quarta e sexta feira nos dando cinco dias de folga.

Com todos esses dias de folga não poderíamos ficar parado dentro de casa. A principio o planejamento era eu ir sozinho sem meus companheiros ao Monte Roraima, mas por problemas de saúde eu não pude fazer um treino adequado para tal aventura, depois decidimos ir para Roraima conhecer a redondeza, porém por vários motivos acabamos desistindo dessa viagem, com os dois planos cancelados ficamos meios frustrados, mas tínhamos em mente que não ficaríamos os cinco dias dentro de casa, foi ai que faltando menos de uma semana resolvemos fazer um roteiro mais próximo e acessível a todo nos.

Por fim decidimos ir para Silves/AM, uma pequena ilha que se localiza a 334 km de Manaus/AM por estrada, tivemos certa correria para resolver tudo, pois estava difícil de conseguir até uma pousada, porém acabou dando tudo certo.

05/09/2012

No dia 5/09/2012 partimos de Manaus/AM as 8:00 hs, esse horário já é considerado muito tarde para ir para Silves/AM, o planejamento inicial era sairmos as 6:00 hs, infelizmente no dia anterior alguns de nos saíram tarde da faculdade e ainda fomos preparar o carro para a viagem e acabamos dormindo mais de meia noite, por motivo de cansaço saímos mais tarde de Manaus/AM.

Para chegar até a cidade de Silves/AM é necessário pegar a estrada AM-010, a estrada esta razoavelmente conservada, percorremos 78 km de estrada com muita curva fechada até chegar à sede do município de Rio Preto da Eva/AM.

Rio Preto da Eva

Chegamos a cidade as 10:00 hs e fiquei um pouco impressionado com a sede de Rio Preto que se encontra bastante desgastada, espero que com as eleições de 2012 esse cenário mude pois Rio Preto merece uma urbanização bem melhor. Paramos na cidade para tomarmos um bom café da manhã, pois Rio Preto da Eva é bastante conhecida pelo excelente café regional.

Vila de Lindóia

Após o café da manhã voltamos para a estrada AM-010 e seguimos dessa vez até o km 179 onde se encontra a Vila de Lindóia/AM que já faz parte do município de Itacoatiara. Não ficamos na vila, mas a dica que dou é que abasteçam aqui nesse ponto, já que depois desse km só haverá outro posto de gasolina em Silves/AM, como estávamos em um Fiat 1.0 e com o tanque cheio chegamos tranquilos ao nosso destino.

AM-363

Passamos direto pela Vila de Lindóia/AM no km 179, e seguimos até o km 227, onde existe uma bifurcação a esquerda, aqui iniciamos o novo percurso, agora na AM-363, popularmente conhecida como Estrada da Várzea.

A AM-363 possui 111 km que vão até a sede do município de Itapiranga, nós primeiros 30 km existem dezenas de curvas fechadas e que exigem muita atenção, depois a estrada vira uma grande reta e com muitas ladeiras. Da AM-010 até silves são exatamente 107 km de percurso.

Nos 111 km não existem borracharias, postos de gasolina e nem restaurantes. No km 60 existe uma comunidade chamada São João caso aconteça algum imprevisto essa será a comunidade mais próxima.

AM-330

No km 90 existe uma bifurcação à direita, pegue essa bifurcação. Agora você estará na AM-330 com destinos a Silves/AM. Nesse trecho devesse dobrar a atenção, às curvas são muito acentuadas e devem ser feitas em baixa velocidade, até Silves são 17 km de muitas curvas subindo e descendo ladeiras.

No final da AM-330 pegamos uma pequena balsa para chegarmos a cidade, tivemos sorte, pois quando chegamos já estavam embarcando os carros e entramos direto na balsa, nem mesmo chegamos a para o carro.

O percurso da balsa dura menos de 10 minutos e pagamos R$ 10,00 pela travessia. Nela já podemos aproveitar a bela paisagem do lago Canaçari.

Pousada Aldeia dos Lagos

Chegamos a Silves/AM por volta das 13:30, ou seja chagamos muito tarde, ficamos com medo de perdemos nossa reserva na pousada e fomos direto para ela.

A pousada não é difícil de encontrar basta ir perguntando aos moradores que eles dão toda a atenção.

A principio perguntamos a dois moradores e ales não souberam responde, depois avistamos um mototaxista  para nos da a informação, nesse momento aconteceu um situação meio engraçada.

Minha namorada perguntou ao mototaxista se ele sabia onde ficava a Pousada Aldeia dos Lagos, o mototaxista simplesmente respondeu “sim” e ficou calado por uns 10 segundos, nos também ficamos calados, pois esperávamos que ele diria qual caminho seguir, então a Silvia teve que pedir para ele dizer como faríamos para chegar até la. Ele respondeu dizendo “tu pega a esquerda aqui e vai direto huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu (imitando o barulho da moto)”, todos começamos a rir até que o mototaxista percebeu mas não ficou chateado e riu também, depois nos deu todas as informações e seguimos para a pousada.

A pousada é bem simples, pagamos R$ 90,00 reais para um quarto triplo e R$ 80,00 para um quarto duplo, todos os dois com café da manhã. Achei os valores muito altos, pois a pousada é simples, porém como eu já havia ligado para outras pousadas e eles não tinham mais vagas para o dia 05/09/2012 tivemos que ficar nessa mesma. Para ter uma ideia de diferença de valores as pousadas de silves costumam cobrar R$ 50,00 por casal.

Praias de Silves

Fizemos o Checkin out, guardamos nossas coisas e fomos atrás de algum lugar que pudéssemos almoçar, nesse momento decidimos almoçar em um restaurante simples que fazia prato feito a R$ 8,00, optamos por essa opção para economizar um pouco mais já que estávamos pagando um lavor alto na pousada, no total pagamos R$ 45,00 pelo almoço de todos.

As 15:00 hs, terminamos o almoço e fomos descansar na Praia de Silves, a praia ainda não estava muito grande, mas nos satisfazia muito pois estava fazendo muito calor. Acredito que o ela fique mais bonita entre a segunda quinzena de setembro e a primeira de outubro, um conhecido meu disse que quando ela está muito seca ela fica com muita lama de argila.

Por do sol em Silves

Chegamos na praia as 15:00 hs e so saímos as 18:15, pois queríamos presenciar mais um por sol amazônico (quem acompanha nossa pagina no facebook sabe que temos uma coleção de belas fotos de por do sol).

Noite em Silves

Depois da praia voltamos para a pousada. Tomamos banho, fizemos algo para comer (levei fogão elétrico, panela e outras coisas), depois ficamos coversando bastante e rindo muito da história do mototaxista, também conversei com o guia da pousada e acertamos um passeio pelo lago para o dia seguinte.

Mais tarde por volta das 21:00 hs saímos para tomar um sorvete e conhecermos um pouco mais a cidade.  Após o sorvete voltamos para pousada e fomos descansar.

06/09/2012

Acordamos cedo, nos arrumamos e fomos tomar café da manhã bem simples as 08:00 hs. As 08:30 seguimos para o nosso passeio pelo lago.

Lago Canaçari

Fizemos uma pequena trilha que fica atrás da pousada para podemos pegar a voadeira (barco de alumínio com motor) do guia, a principio fizemos um percurso de quarenta minutos com belas paisagens do lago, é comum vermos algumas comunidades ribeirinhas no trecho.

Igapó da Macacauba

Após os quarenta minutos chegamos ao igapó das Macacauba, o diferente é que esse igapó só possui esse tipo de árvore, diferente de outros igapós que nos já conhecíamos que possuem vários tipo de vegetação.

Mirante das Araras

O igapó das Macacaubas não é muito grande, em dez minutos passamos por ele e entramos em outro igapó mais fechados, aqui fazemos mais uns 30 minutos de percurso, para nos que somos da região esse percurso chegou a ser um pouco entediante.

Após os 30 minutos de percurso a lancha faz uma parada, mais ainda é preciso fazer mais uns 5 minutos de trilha subindo o morro para chegamos ao mirante.

Quando vi o mirante fiquei bem animado, pois já o havia visto em algumas fotos. Quando subimos nele e vemos a bela paisagem da floresta percebemos que todo o esforço para chegar até ali valeu apena.

Trilha da Onça

Essa trilha foi um ponto negativo da viagem, não recomendo ninguém a fazer. Quando estávamos descansando o guia perguntou se queríamos fazer a Trilha da Onça, logo de cara eu perguntei o que tinha de interessante na trilha e o guia respondeu que tinha varias coisas.

Então para nosso arrependimento todos resolvemos aceitar. Começamos a trilha as 10:30, a trilha se resume a um caminha bem difícil no meio do mato com mais de uma hora de percurso.

As únicas coisas que vimos foi muita floresta, algumas pessoas cortando palha, marcas de uma onça em uma arvore e vestígios de porco do mato.

Em certo momento até o guia ficou preocupado com os porcos do mato e por fim acabamos pegando alguns carrapatos na nossa perna, pois passamos perto de um lamaçal dos porcos.

Eu gosto muito de fazer trilhas, mas desde que no final tenha algo para vermos e apreciamos, não gosto simplesmente de fazer uma caminhada no mato.

Por fim passamos mais de uma hora nessa trilha e isso consequentemente atrasou todo o nosso itinerário, pois o previsto era estamos de volta a pousada as 11:30 hs e acabamos chegando as 13:00 debaixo de muito sol.

Cidade de Silves

Fechamos nossa conta na pousada e pagamos o passeio do guia que custou R$ 130,00, almoçamos no mesmo restaurante do dia anterior e dessa vez nossa conta deu R$ 42,00.

Aproveitamos para abastecer o carro a R$ 3,00 o litro e fomos conhecer um pouco mais a cidade de Silves/AM.

Ainda deu tempo de descansarmos um pouco na praia antes de irmos embora.

A Volta

As 15:00 exatamente pegamos a balsa de voltar para casa, na volta não é preciso pagar a balsa.

Na estrada ainda tivemos que ter muito cuidado com alguns animais que atravessavam a pista.

As 18:00 passamos pela Cidade de Rio Preto da Eva, depois pegamos muita chuva durante um percurso de uma hora a noite.

Por fim chegamos em Manaus as 19:00 hs, e bastante satisfeitos com a viagem.

Dicas

1º Sair bem cedo da cidade de Manaus por volta das 6:00 hs principalmente para quem dirigi devagar. Só para ter uma noção saímos de Manaus as 8:00 e chegamos quase as 14:00 hs, dirigindo em uma média de 110 km/h.

2º Em feriados fazer reservas nas pousadas.

3º Procura outras pousadas mais baratas e para fazer os passeios bata procurarem os guias na pousada aldeia dos lagos.

4º Se fizer o passeio do Mirante das Araras, não façam a Trilha da Onça.

5º Na volta se programem para sair de Silves as 14:30 hs no maximo.

6º Sempre observem o tanque de gasolina, e sempre abasteçam quando tiverem oportunidade.

Pontos Positivos e Negativos

Positivos

·         A cidade é de fácil acesso
·         Possui Praia
·         É uma cidade limpa, bonita e confortável
·         A cidade possui uma bela paisagem

Negativos

·         Apesar de ser de fácil acesso está localizada a quatro horas de viagem partindo de Manaus.
·         Trilha da Onça
·         Mirante das Araras é um pouco longe.

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

15 comentários :

1. sou amazonense do municipio de itacoatara; lembro bem nos anos 90; quando era crinça; e que esta estrada da varzea era barro puro e muita poeira; meu pai possuia uma ford pampa; e viajavamos muito nela ; praticamente todos os fins de semana; e de vez em quando enfretavamos esta estrada ate itapiranga; onde ele tinha amigos; e passavamos os fins de semana na casa deles; era sinplismente uma aventura enfrentar esta estrada; logo depois do entroncamento da am 010;nos primeiros quilometros; há uma ponte; que me lembro em uma das nossas viajens; havia tido diversos acidente ssobre ela; e em uma das vezes; vimos uma caçanba no fundo do rio; que tinha caido dela; é uma estrada de muita mata fechada; e muitos trechos de curvas sinuosas; e penhascos; requeria muita atençao da parte de meu pai; isso porque não era pavimenteda; agora deve esta um luxo só.em uma outra oportunidade; logo depois da 2 ponte;o carro deu prego; e tivemos que esperar horas até algum outro veículo aparecer; mas felismente apareceu o onibus da linha; que estava indo para itacoatiara; e pedimos ao motorista para trazer algum mecanico de la; ficamos ate o dia sequinte; e por volta das 8 da manha; ele veio retornado para itapiranga; e trouxe o mecanico junto; foi a nossa salvação.

1. Ola Ramses, a estrada hoje esta um tapete, gostei muito daquela região linda de silves, espero um dia poder ir ate itacoatia e Itapiranga.

2. Alguém tem noção de como está esse percurso atualmente....qto tempo de travessia na balsa?

3. Não sei como esta a estrada hoje, mas a travessia de balsa dura algo em torno dos 15 minutos.

2. Parabéns pelo blog e pelas publicações esclarecedoras.
    Aí embaixo vai o endereço de meu blog.
    Nele, entre outros temas, reflexões e fotos de minhas viagens pelos interiores do Brasil e de outros países da América, Europa e Ásia, contendo questionamentos e análises sociais e ambientais.
    Fique à vontade para pesquisar, ler, comentar, divulgar. Boas leituras!!!
    Abraços!!!

3. Muito show. Organizado e objetivo. Em breve, vou seguir seu roteiro. Parabéns

4. Respostas
    1. Bom dia Andrea, por algum motivo seu comentário não esta sendo postado, mas eu li que vc tem interesse em conhecer as cidades que são ligadas a Manaus via terrestre, infelismente é muito dificil achar informações desses lugares, mas se tu for a Silves eu te aconselho a conhecer também Itapiranga que fica a uns 20 km de silves, também te aconselho a pesquisar sobres Novo Remanso, qualquer coisa podemos trocar informações.

5. Oi Ricardo Soares.
    Esta Pousada dos Lagos ainda exíste?
    Pois fui lá em janeiro/2016 e não a encontrei.
    Fico grata se puder responder.

Jack.

1. Rapaz ja faz muito tempo que não vo por la.

Fiz uma pesquisa e não achei nada que falasse de seu fechamento, a mesma é um puco difícil de achar mesmo o melhor é perguntar de um mototaxi.

Achei esse telefone se te interessar: (92) 3528-2045

6. Boa noite Ricardo Soares.
    Esta pousada Aldeia dos Lagos ainda existe?
    Pois eu e minha familia passamos por la em janeiro/2016 e nao a encontramos. Ficarei grata se puder responder.
    Jack.

7. Gostei da postagem, se der tudo certo farei esse percurso agora no feriado do dia 5 de setembro. Valeu!

8. Fui pra Silves passar uns dias com minha namorada.Fiquei hospedado na Pousada dos Viajantes.Posso dizer que é um município encantador adorei andar pelas ruas e aproveitar o descanso se banhando no Rio. Espero poder voltar em breve pra Silves.

Ricardo Soares

Amazonense, 32 anos, apaixonado por esporte e aventuras, criou o blog em 2011 para divulgar as experiências de viagens de um casal pela região Amazônica.