quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Careiro da Várzea - AM na época da seca

O Careiro da Várzea/AM é um município do estado do Amazonas localizado na Região Metropolitana de Manaus/AM. A convite de um amigo que mora na sede do município, fomos visitar a vila que fica localizada a aproximadamente 20 km de Manaus/AM.


Para chegar a vila você deve pegar uma embarcação no porto da Ceasa em Manaus/AM, a passagem até a vila custa R$ 10,00.


As 10:00 hs da manhã pegamos a embarcação e saímos pelo Rio Negro em direção ao encontro das águas.


Assim que chegamos ao Rio Solimões, sentimos naturalmente a mudança de temperatura que fica mais agradavel.


Em seguida entramos no Paraná do Careiro que é um canal que liga os rios Solimões e Amazonas.


A viagem até a vila dura em torno de 25 minutos e  já é um passeio onde podemos admirar a exuberância da fauna e flora local. Durante o percusso conseguimos ver alguns botos, mergulhões e os campos de várzea com sumaúmas e barrancos nas margens.


A sede do Município se encontra quase na entrada do Paraná do Careiro e assim que nos aproximamos já começamos a ver coisas tipicas do município como um posto de gasolina em cima de um flutuante.



Assim que chegamos enfrentamos uma escadaria, para nos da capital é difícil de acreditar que na época da cheia do rio ela fica submersa.


A escadaria liga o Porto da Vila a Praça da Liberdade, onde também se encontra a igreja da matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, segundo o nosso anfitrião na praça é onde todos os eventos importantes da cidade acontecem.


O que logo chama a atenção dos visitantes de primeira viagem é a construção de casas com palafitas (casas altas) para fugir da enchente no período da cheia.



A vila é conhecida por na época da cheia o rio tomar conta das ruas, aliais o nome Careiro da Várzea vem do fato de o municio se encontrar em uma região de floresta de várzea que sempre alaga em um período do ano.



Além das casas altas, logo percebemos que as ruas são bem divididas em quarteirões e com causadas.




As 11:00 hs já estávamos na casa do nosso amigo conhecendo sua família. Alguns moradores do Careiro apresentam pele, cabelos e olhos claros, algo bem distante da fisionomia ribeirinha da nossa região, muitos provavelmente são descendentes de imigrantes cearenses que foram assentados em vários municípios do interior do Amazonas.

Antes do almoço resolvemos da uma volta pelas ruas da vila, a maioria das casas são de madeiras e com cores bem vivas.




Como sol estava muito forte e uma nuvem de chuva se aproximava, resolvemos descansar na praça até a sombra chegar para voltamos para a casa do nosso amigo. 




Durante o almoço caiu uma forte chuva para aliviar o calor, aproveitamos para ir matando a fome e as curiosidades sobre como é viver no município do Careiro da Várzea/AM.


Dos 28.592 habitantes do município (IBGE 2016), somente cerca de 1000 vivem na vila, o restante vive na zona rural.

A floresta de várzea além de ser conhecida pela época das cheias, também é conhecida por possuir terras férteis justamente pelas alagações, por esse motivo, a principal atividade econômica do município é a agricultura e a pecuária com a criação de gado, búfalos, porcos, carneiros e aves.

Depois do Almoço, ainda demos uma volta de lancha e depois seguimos de volta para Manaus/AM.



Fica a informação para quem estiver precisando ir a sede do município.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários :

  1. Bom dia.
    E quem não tem um amigo ai em Careiro da Várzea:
    Almoça onde?
    Fica em que Pousada ou aluga uma casa por quanto?

    Gostaria de saber, quem sabe não passo um mês por ai ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente no local não existe estrutura de hotel e restaurante a vila é muito pequena, se for visitar por um dia aconselho a levar alimentos.

      Excluir

Ricardo Soares


Amazonense, 32 anos, apaixonado por esporte e aventuras, criou o blog em 2011 para divulgar as experiências de viagens de um casal pela região Amazônica.

Postagens populares

Tecnologia do Blogger.