quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Viagem a Serra do Tepequém - RR


Todo aventureiro certamente tem uma lista de lugares que querem conhecer, na nossa lista a um bom tempo já se encontrava a Serra do Tepequém em Roraima, um local ainda pouco conhecido pelos brasileiros sendo mais visitado pelos moradores do próprio estado.

Como estávamos de férias no início de janeiro de 2018 e é verão no estado de Roraima saímos de Manaus-AM para desbravar a mística Serra do Tepequém e risca esse destino da nossa lista.



Manaus / Serra do Tepequém

Saímos de Manaus-AM no dia 03/01/2018 as 6:00 hs já estávamos na BR-174, fiz o trecho Manaus-AM / Serra do Tepequém – RR direto percorrendo aproximadamente 996 km em aproximadamente onze horas e trinta minutos de viagem.

Não vou detalhar muito esse trecho vou apenas demonstrar como o fiz e depois faço algumas considerações.

TRECHO
KM (estimado)
Manaus-AM / Presidente Figueiredo-AM
107
Presidente Figueiredo-AM / Entrada da Reserva Indígena-AM
101
Entrada da Reserva Indígena-AM / Divisa entre Estados
47
Divisa entre Estados / jundiá-RR (Abastecer e Banheiro)
74
Jundiá-RR / Rorainópolis-RR (Almoçar e Banheiro)
139
Rorainópolis-RR / Caracaraí-RR
157
Caracaraí-RR / Iracema-RR
47
Iracema-RR / Mucajaí-RR
38
Mucajaí-RR / Boa Vista-RR (Abastecer, Banheiro e Comprar Gelo)
58
Boa Vista-RR / Inicio da RR-203
101
Inicio da RR-203 / Vila do Paiva
105

Muitas pessoas na viagem param em Presidente Figueiredo – AM para tomara café da manhã, eu mesmo fiz isso na viagem a Boa Vista – RR no carnaval de 2017, mas perdemos quase uma hora de viagem, então dessa vez levamos algo para comer durante a viagem economizando tempo e dinheiro.

Na ida completei o tanque de gasolina em Jundiá - RR e Boa Vista – RR onde também compramos mais gelo já que em Manaus-AM já tínhamos colocado gelo. Compre gelo em Boa Vista-RR pois fizemos amizade com um pessoal de Manaus-AM que não conseguiu comprar na Vila do Paiva (onde fica a serra), não sei se a falta é frequente.

Se não tiver com vontade de ir ao banheiro, considere parar somente em Rorainópolis – RR (dependendo da capacidade do seu carro) para ir ao banheiro, abastecer e almoçar assim você ganha tempo.

Nosso planejamento não incluía parada para almoço, porém a uns 30 minutos antes de chegar em Rorainópolis - RR comecei a suar frio e ter enjoo, quando cheguei no restaurante não consegui comer direito pois me deu um mal-estar muito forte, de Rorainópolis - RR até Mucajaí - RR minha esposa dirigiu com uma média de 95 k/h.

De Mucajaí em diante eu voltei a dirigir, chegamos em Boa Vista – RR as 15:10 hs, compramos remédio, gelo e abastecemos o carro (devesse completar o tanque em Boa Vista-RR).

Saímos de Boa Vista - RR as 15:50 hs, leve em consideração que a cidade é uma capital com um bom fluxo de carro.

De Boa Vista – RR até a serra são aproximados 206 km de estrada, sendo metade do caminho pela BR-174 (101 km) e metade na RR-203 (105 km).

Vale dizer que o estado de conservação da BR-174 estava ótimo em todo o trecho que andamos, já a RR-203 está em bom estado, porém próximo a serra assim que atravessar a ponte do igarapé do tucumã tem muitos buracos (Janeiro 2018).



Considere fazer os 105 km da RR-203 em mais de uma hora de viagem, pois tem buracos, pontes estreitas onde só passam um carro por vez e a subida de 11 km da serra é pesada sendo possível subir apenas na primeira macha (Nosso carro era um Uno 1.0).



Chegamos na Vila do Paiva - RR as 18:35 exaustos, ficamos no camping Picuá onde pagamos 20,00 por pessoa a diária, vou destacar o camping pois achei ele muito barato para a estrutura que oferece, recomento 100%.

04/01/2018 – Enfim o Tepequém

No dia anterior assim que chegamos armamos o nosso acampamento e fomos tomar uma sopa, logo o mal-estar voltou mais forte, tomei um remédio mas não melhorou nada.

No dia 04/01/2018 acordei as 07:00 hs passando mal novamente, as oito tomei um café e não melhorava nem um pouco, as 08:00 hs a dona do camping perguntou se a gente iria ficar mais de um dia, foi quando eu disse que não estava me sentido bem e talvez voltasse naquele mesmo dia para Boa Vista – RR, foi ai que ela me orientou a ir no posto de saúde que ficava a uns 200 metros de lá.

No posto de saúde fui atendido por uma enfermeira que pegou meus dados e tirou minha pressão, depois fui atendido por uma médica cubana que me examinou e me deu dois remédios que foram a salvação da viagem.

Sei que muita gente lendo isso pode dizer que isso talvez não seja interessante de relatar, mas acho que vale ressaltar que se você não se sentir bem por lá poderá contar com atendimento médico, já que nem sempre uma viagem sai 100% do jeito que a gente planeja.

Voltamos do posto as 10:00 hs, depois que tomei os remédios comecei a me sentir melhor, resolvemos fazer nosso almoço e sair somente a tarde para passear, não queríamos forçar nada.

A princípio tínhamos planejado conhecer a Cachoeira do Paiva de manhã, Lago das Esmeraldas a tarde, subida do Platô na manhã seguinte e Cachoeira do Barata por ultimo, porém como eu não estava bem, cancelamos o Platô pois exige uma caminha de quase 2 h de subida e nos falaram que o Poço das Esmeraldas estava muito seco.  

Cachoeira do Barata

As 14:30 hs fomos conhecer a Cachoeira do Barata, o local é fácil de achar com varias placas e não precisa de guia, outra coisa legal é o fato de não pagar nada para conhecer esses locais.



A trilha da cachoeira é um pouco difícil, mas nada impossível no local tinha crianças idosos, basta ter cuidado pois no local tem muita pedra sabão que fica muito lisa quando molhada.


A Cachoeira do Barata tem uma água esverdeada com pedras sabão esbranquiçadas e muita floresta em volta deixando o local com um visual incrível.



As 17:15 hs saímos da cachoeira e no caminho de volta tiramos algumas fotos ao lado da serra até umas 17:30 hs e depois seguimos para o nosso próximo destino para ver um dos por do sol mais bonitos que tive oportunidade ver na vida.

Por do Sol no Abismo do Paiva

As 18:00 hs chegamos no estacionamento da Cachoeira do Paiva e a temperatura já havia caído bastante, o local tem uma placa indicando a entrada da cachoeira e outra  escrita “Abismo” com uma seta para a direita (fica a uns 10 m do estacionamento).



O abismo é na verdade é um mirante natural onde você consegue ver a Cachoeira do Paiva do alto, no local só estavam eu e minha esposa e mais um casal com uma criança, parece que essa atração não é divulgada, a paisagem junto com o silencio é incrível.




05/01/2018 – Segundo dia no Tepequém e Volta para Boa Vista - RR

Na manhã do dia 05/01/2018 acordei cedo, pois não estava me sentindo bem, porém após o café da manhã voltei a me sentir melhor, definitivamente não havia condições de fazer a subida ao platô.

As 9:00 hs seguimos para a atração mais visitada do local, a Cachoeira do Paiva.

Cachoeira do Paiva

A Cachoeira do Paiva também é de fácil acesso e não precisa de guia, pois na vila tem varias placas indicando o local.



O acesso do estacionamento até a cachoeira é feito através de uma escada de madeira que dizem ter 200 degraus.



A cachoeira é linda, tem que ter cuidado pois em alguns lugares as pedras são bastante lisas.



Mirante do Paiva

Do lado oposto da escada, tem uma trilha subindo que te leva até o Mirante do Paiva (Não é o mesmo do por do sol).

A trilha é uma subida íngreme que tem que ter atenção, a paisagem do local vale todo o esforço. 



No local da para tirar fotos de ângulos que parece que você está na beira do abismo.  


Também é possível ter uma visão de outro ângulo da Cachoeira do Paiva. 



Saímos da cachoeira as 12:00 hs, voltamos para o camping Picuá onde fizemos o nosso almoço, arrumamos nossas coisas no carro, descasamos e conversando com os amigos que fizemos no camping até as 14:30 hs, depois seguimos viagem para Boa Vista – RR, na descida da serra ainda paramos para tirar uma foto no portal de entrada, já que na vinda chegamos a noite.



No caminho para Boa Vista – RR ainda paramos na sede município de Amajari - RR para comermos alguma coisa, pois tinha comido pouco no almoço, chegamos em Boa Vista – RR as 17:00 hs.



No plano inicial da viagem na volta iriamos dormir em Caracaraí – RR a aproximadamente 141 km depois de Boa Vista - RR no sentido a Manaus-AM, porém como eu ainda não estava 100% resolvemos encerrar o dia por ali mesmo e ter uma boa noite de sono para seguir viagem no dia seguinte.

06/01/2018 – Boa Vista – RR / Manaus – AM

Na volta saímos de Boa Vista - RR as 7:30 hs depois de um bom café da manhã do hotel, abastecemos em Rorainópolis-RR e almoçamos Judiá - RR, as 16:00 hs chegamos em Manaus – AM.  

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

13 comentários :

  1. OLA AMIGO GOSTARIA DE SABER SE PRECISAMOS FAZER ALGUM TIPO DE RESERVA POR TELEFONE OU SE CHEGANDO LA NA SERRA SE ENCONTRAM VAGAS PARA PASARMOS UM FIM DE SEMANA POR LA.DESDE JA TE AGRADECO PELAS INFORMACOES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu fui não marquei reserva, mas fui em um dia comum.

      Em feriados acho que é bom da uma ligada.

      Excluir
  2. Estamos indo no proximo feriado de setembro e iremos ficar também no camping Picuá.
    Parabéns pelos relatos pois irão nos ajudar a realizar este sonho de conhecer o platô do Tepequem. Iremos sair de Manaus e fazer o mesmo percurso. Irei passar o link do seu relato para que as pessoas que irão comigo leiam. Muito obrigado por compartilhar sua experiência.

    ResponderExcluir
  3. estou planejando ir com familia e amigos neste dia 05/09/2018. alguma recomendação?

    ResponderExcluir
  4. Maninho passou mais tempo passando mau , mais valeu as informações .

    ResponderExcluir
  5. Fomos a tepequem no feriado de 7 de setembro, fomos e no mesmo dia voltamos pra Boa Vista, fomos no platô, no mirante onde chamam de abismo, e na cachoeira do Paiva, o lugar realmente é lindo, almoçamos em um restaurante-pousada muito bom. Estamos planejando voltar la, mas pra passar uns dois dias. Os preços de pousadas e refeição e o mesmo de Boa Vista. Nós moramos em Manaus, ja conheciamos as belezas naturais de Roraima, mas nan conheciamos Tepequem, por isso sempre exitamos em ir lá. Fomos em quatro carros e um é 1.0 e nan tivemos problemas gracas a Deus.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber a respeito do orçamento, quanto mais ou menos foi investido na viagem, pf?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de muitos fatores, por exemplo se forem cinco pessoas em em carro dividindo o combustível o custo vais ser menor, tem o fato de nos temos acampado.

      Na época foi somente eu e minha esposa e gastamos em torno de 900,00 para 4 dias.

      Excluir
    2. Na época coloquei gasolina na média de R$ 4,30 hoje a gasolina na estrada deve está em por volta de R$ 5,00.

      Excluir
  7. Oi Ricardo, e com relação a alimentação, li no seu relato que vcs preparavam. Pode levar comida pra cozinhar? e se tem pra comprar, sabes me dizer qual o valor? Grata!

    ResponderExcluir
  8. Eu levei meu propio fogareiro, mas vi algumas pessoas usando a cozinha do local, também tem uma churrasqueira que todos podem usar. Sei que tem lugares que vendem comida mas não sei te dize o valor.

    ResponderExcluir

Ricardo Soares


Amazonense, 32 anos, apaixonado por esporte e aventuras, criou o blog em 2011 para divulgar as experiências de viagens de um casal pela região Amazônica.

Postagens populares

Tecnologia do Blogger.