quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Expedição a Gran Sabana - Venezuela

Provavelmente todo mundo dever ter um sonho de visitar um local especial por ter de alguma forma vivido uma experiência boa, seja assistindo a um filme, lendo um livro, ouvindo uma história, lendo um relato ou seja algo que te fez querer conhecer aquele local especial pessoalmente.

No meu caso, na minha infância e adolescência, sempre viajávamos de carro de Manaus- AM até Ilha de Margarita na Venezuela todos os anos nas férias de fim de ano e no percurso sempre atravessávamos o Parque Nacional de Canaima onde fica lugares como Monte Roraima, La Gran Sabana e Salto Angel, e por incrível que pareça eu só tinha conhecido a cachoeira de Kamoiram em uma rápida parada para abastecer o carro.

Por esse motivo sempre tive a curiosidade e o sonho de explorar essa região, assistir filmes como Up Altas Aventuras e Caçadores de Emoção (2015) sempre despertavam ainda mais esse desejo de aventura.

Porém veio a crise venezuelana, o país sucumbiu a corrupção e má gestão publica, o povo fugia do país preferindo morar nas ruas de Manaus-AM e Boa Vista – RR do que passar forme em suas casas na Venezuela. Com tudo isso acontecendo sempre me perguntava se era seguro ir para o país nesse momento, então sempre adiava a viagem, esperando que a situação melhorasse, mas infelizmente até setembro de 2019 não melhorou.

Sem esperança de conhece esses locais que sempre sonhei, acabei conhecendo a agência de turismo de aventura Radical King de Manaus-AM que em parceria com a agência Fui Trilharr de Boa Vista-RR levam brasileiros para fazer atividades pela La Gran Sabana, pesquisei bastante sobre as duas agências e depois de vermos que eram de confiança decidimos fechar o passeio.

Compramos o pacote de R$ 520,00 por pessoa com saída de Manaus-AM dia 05 as 19:00 hs e retorno dia 08/09/2019 as 08:00 hs que incluía:
  • Transporte Manaus-AM x Pacaraima-RR em ônibus de turismo, semi-leito.
  • Seguro de Viagem.
  • Veiculo 4x4 de Santa Elena-VE até as Cachoeiras ida e volta.
  • Visitas a 10 Pontos Turísticos.
  • Visita em local para compra de artesanato.
  • Pousada em habitações de ocupação triplo ou quadruplo.
  • Guia

05/09/2019

Partimos de Manaus-AM de um posto de gasolina próximo da saída da cidade, o ônibus é bem confortável, logo no inicio os guias explicam o itinerário, tiram algumas duvidas e colocam um filme para passar o tempo.

Sobre viajar a noite de ônibus eu achei bastante tranquilo, pelo meu GPS o motorista não passava de 80 km por hora, infelizmente eu não consigo dormir de qualquer forma, fui pegar no sono as 1:00 hs da madruga e acordei as 5:00 hs.

06/09/2019

Passamos por Boa Vista-RR aproximadamente as 5:30 hs, seguimos viagem por mais 100 km e paramos no Bar e Restaurante Quarto de Bode no município de Amajari-RR, aqui descemos para tomar um café da manhã e colocarmos as roupas de banho. Para quem quiser experimentar um prato típico de Roraima peça a Paçoca de Carne de Sol feita à base de farinha de mandioca e carne seca.

Após o café da manhã seguimos por mais 100 km até Pacaraima-RR, a ultima cidade brasileira antes de entrar na Venezuela, aqui saímos do ônibus e seguimos viagem nos veículos 4x4 venezuelanos.

O clima na fronteira estava bem tranquilo, não fomos parados em momento algum, nem se quer cheguei a mostrar meus documentos para ninguém, para entrar na Venezuela basta estar portando identidade ou passaporte, porém não é preciso dar entrada na imigração. Para ir apenas até a Gran Sabana não é necessário Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela.

Fizemos uma rápida parada em Santa Elena-VE para compramos bebidas e gelo e seguimos viagem por mais uns 75 km até chegarmos a primeira atração.

Por volta das 11:00hs já estávamos dentro da Gran Sabana, mas dessa vez eu não iria só atravessa-la  mas sim conhece-la.

Cachoeira do Soroapé

Não vou falar muito somente fazer um breve resumo de cada atração.

A Cachoeira do Soroapé fica próximo a estrada, não sendo necessário fazer trilha, as pedras são bastante escorregadias, então é aconselhado a usar meias para evitar quedas.

Parada de uns 35 minutos.

Cortinas de Yuruani

Cachoeira para tirar fotos, o carro entra em uma pequena trilha e para bem ao lado da cachoeira, a correnteza é bastante forte, ficamos nela aproximadamente uns 25 minutos.

Parada para o Almoço

Em Santa Helena os guias perguntam que prato você irá querer comer para já adiantar o almoço, as opções são frango, carne e um peixe da região que para mim parecia um jaraqui. O frango custa R$ 15,00 e a carne e peixe custam R$ 20,00, uma garrafa de refrigerante de 2 L custa R$ 15,00, aliais esse parece  ser o único valor em Real que os venezuelanos aprenderam pois tudo que perguntávamos era R$ 15,00.

Almoçamos na cidade de San Francisco de Yuruaní a mesma que iriamos dormir.

OBS: não precisamos fazer troca de dinheiro, eles estavam aceitando Real.

El Oasis

Cachoeira do Oasis, esse nome não poderia ser mais perfeito, um local dentro de uma depressão, com grama, buritizeiros e água esverdeada bem gelada.

Para chegar a cachoeira é preciso fazer uma pequena trilha íngreme que requer bastante atenção.

Tobogã do Pacheco

Fica localizado próximo a estrada, são umas pedras muito lisas que podem ser utilizadas como escorregador. Não é preciso fazer trilha.

Aqui conhecemos o pium, um mosquito que te da uma ferrada que demora dias para sumir, infelizmente não sabíamos que minha esposa tinha alergia a esse inseto (ela nunca teve problema de alergia) e derrepente ela começou a ficar toda empolada e com a orelha inchada, logo o guia deu um remédio antialérgico para ela melhorar, e para nossa sorte tinha uma colega em nosso grupo que por ser alérgica a outras coisas nos ajudou bastante, depois de 2 horas ela já estava bem.

Mirador de La Plaita

O carro te leva até uma elevação natural bastante alta, de onde é possível ver o Monte Roraima e apreciar o final da tarde, infelizmente tinha bastante nuvens nesse dia.

Jantar

Durante o almoço os guias perguntam se você irá querer jantar para já adiantar o pedido, os valores são os mesmo R$ 15,00.

E durante o jantar perguntam o que você irá querer para o café da manhã que também é R$ 15,00.

07/09/2019

Acordamos as 5:00 hs para tomamos café as 6:00 hs, no meu caso só pedi um pão com ovo para dividir com minha esposa, pois já tinha visto no dia anterior que era um baguete que dava para duas pessoas tranquilo.

Rápidos De Kamoiran

Depois do café seguimos viagem por 78 km até chegarmos a Rápidos de Kamoiran, local onde tem um posto de gasolina com restaurante, lojas de artesanato e uma pequena cachoeira.

Aproveitamos para conhecer o local enquanto os guias abasteciam os carros, aqui foi possível ver que a crise de combustível na Venezuela é real, algo difícil de acreditar já que o pais pertence a Organização dos Países Exportadores de Petróleo–OPEP.

Poso Manakachí

Após abastecemos seguimos viagem já voltando por 2 km até chegar ao Poso Manakachí umas piscina com águas escuras, não precisa fazer trilha para chegar ao local.

Salto Kama Meru

Seguimos viagem sempre no sentido de volta a pousada por 30 km até chegar ao Salto Kama Meru, também fica próxima a estrada e não é preciso fazer trilha.

Essa foi a maior e mais imponente queda que visitamos.

A parada no local é somente para tirarmos fotos, aproveitei a feirinha de artesanato do local para comprar uma lembrancinha.

3 Piscinas

Só é possível chegar a cachoeira de veiculo 4x4, o carro faz uma trilha um pouco longa e depois seguimos a trilha a pé descendo até chegarmos a cachoeira.

Na minha opinião foi a mais divertida de todas e a mais diferente, pois a mesma tem uma ponte de pedra na sua frente, onde você tem que passar por baixo nadando para chegar a cachoeira de água esverdeada.

Quebrada do Pacheco

Por ultimo visitamos a Quebrada do Pacheco, mas só para tirarmos algumas fotos pois já eram umas 14:00 hs e ainda iriamos nos arrumar e almoçar para podermos ir embora.

Almoço e Partida para casa

Tomamos banho arrumamos nossas coisas e fomos almoçar, as 15:00 hs já estamos partindo de volta para Pacaraima-RR.

Na volta ainda paramos para tirar uma foto na fronteira.

A noite paramos no Quarto de Bode para comermos algo, as 6:00 hs do dia 08/09/2019 paramos em Presidente Figueiredo-AM para tomar café da manhã e as 8:00 hs já estávamos em Manaus-AM.

Viagem tranquila, sem nenhum problema e com um ótimo profissionalismo das agencias Radical King e Fui Trilharr, fizemos novos amigos e realizamos mais um sonho.

A Gran Sabana foi só um teste para ver a competência das agências, agora que foram aprovadas que venha o Monte Roraima.